As fábulas e os mitos nos dizem coisas de forma sintética. De outra forma, certos conhecimentos precisariam de páginas e páginas para serem explicados de maneira que entendêssemos.
Ou de experiência. Em geral, a experiência funciona até melhor, mas em alguns casos – por exemplo, tudo o que diz respeito à fragilidade dos ossos – é melhor evitar.
Na noite de ontem, soube que ela teria chegado a 50 mil seguidores e, segundos depois, a conta foi zerada.
Tudo é especulação, mas se a conta de Tessalia Serighelli de Castro no Twitter – @twittess - tenha sido hackeada ou suspensa ou resetada por uso de scripts que aumentam o número de seguidores, podemos então pensar no mito de Ícaro.
(Atualização de 14 de junho de 2009, às 13h46: outras vertentes dizem que o problema foi causado pelo jogo SpyMaster; alguns usuários dizem que quem participou do jogo deve trocar a senha do Twitter)
Mas vejamos o que nos diz o mito:
Depois da morte do Minotauro, Dedálo foi preso, juntamente com seu filho Ícaro, no labirinto. Então contruiu asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e asas de gaivota. Dessa forma consegiu fugir. Antes, porém, alertou ao filho que não voasse muito perto do sol, para que esse não pudesse derreter a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois esse poderia deixar as asas mais pesadas. No entanto Icáro não ouviu os conselhos do pai e querendo realizar o sonho de voar proximo ao sol, acabou despencando e caindo no mar Egeu.
Scripts podem te dar asas.
Não queira ir para muito perto do sol.
- A atual conta de Tessalia agora é @aliastes.
Aproveito para mostrar esta intrigante pintura de Pieter Bruegel, o velho, sobre o mito:

Mal se vê o jovem em seus últimos instantes, antes de ser conduzido ao Hades. Ele é apenas um par de pernas no canto inferior direito. Praticamente um precursor de Onde Está Wally.
Note que, na pintura, o sol já está se pondo. O que sugere que, na visão do pintor, a queda de Ícaro foi longa.
Assim é nas tragédias: algo mítico, incrível, indescritível acontece e ninguém nota.
A vida segue. O sol continua a subir no oriente e a se por no poente.

5 comentários ↓
O Spymaster não pede a senha,ele usa um esquema de autorização parecido com o do Facebook, sem senha no site, só no Twitter.
Sim: se você está logado no Twitter ele pede que você autorize e pronto… passei a tarde fora da internet então não faço nem idéia de alguma nova hipótese. Enfim.
Abraços e obrigado pela visita.
Grande sacada, esta de comparar um caso real com o mito. E a vida é assim mesmo, as histórias se repetem, só mudam os nomes (e as asas).
Sinceramente, eu dei unfollow rapidinho na @Twittess. Não tinha nada para agregar.
Nilzo,
notou que coloquei os principais posts em destaque na barra lateral?
Lembrete seu.
Abraços!
Deixe um comentário