A internet em língua portuguesa tentou criar os seus sites equivalentes ao Digg – em que os usuários votam para selecionar as matérias que ganham destaque – , mas (pelo menos até o momento) não funcionou.
Um pouco por responsabilidade da própria blogosfera, cujos membros estão mais preocupados em divulgar os próprios links, muitos deles meros posts intermediários para o conteúdo de fato ou para artigos nem sempre de grande importância.
Isso unido ao fato do pouco interesse em votar nos links alheios.
Nos últimos meses verificou-se a assenção do Twitter. E ao mesmo tempo seu poder de divulgação de links e confiabilidade. Quem assistiu à palestra de Raquel Recuero, no Campus Party 2009, sabe bem do que estou falando. Ela quantificou isso com metodologia científica.
Ao mesmo tempo, pipocam aqui e ali serviços que medem a repercussão de links dentro do Twitter.
Os que eu tenho acompanhado:
- Twitturly - mede quantas vezes um link foi postado (não importa o serviço de abreviamento de URL usado). Os mais postados vão para a capa. Na capa, temos um placar geral do Twitter, mas há a opção para links mais twitados em português brasileiro
- Migre.me – o Migre.me é um serviço de encurtamento de URLs que permite saber quantas vezes a URL foi retwitada e, mais, quantas vezes ela foi clicada, criando um ranking de links, seguindo esses dois critérios de relevância
- Retweetist – mostra os links e os usuários mais retwitados em todo o Twitter, sem opção para língua portuguesa
Por que julgo que serviços como esses três – deve haver outros que desconheço -, ao fazerem uso inteligente do Twitter, são mais eficientes que os digg-like brasileiros:
- Os links se propagam espontâneamente
- A propagação é, portanto, orgânica, viral
- A propagação do link é um “voto” em que o usuário mostra a cara. Ele não “vota” por votar, não divulgaria um link de que não gosta e, ao contrário, fica feliz ao divulgar um link que julga interessante
- Não há necessidade de autenticação. Ao estar logado no Twitter, ele já está logado no sistema de “votação”
Ainda é cedo para ser mais conclusivo, mas tenho acompanhado o Twitter e demais sites diariamente e tenho gostado bastante dos links que tenho encontrado por ali. A tendência é que, à medida que o número de usuários do Twitter cresça, a peneira aplicada sobre os links realmente relevantes seja cada vez mais sofisticada.

4 comentários ↓
É verdade, muitos links legais no twitter.
Tanto que eu fiquei tentado a criar um blog baseado apenas nos links do twitter.
Mas achei que seria muito restrito, mas até hoje 90% dos links são só dicas do twitter.
Demétrio,
a versatilidade de uma ferramenta tão simples como o Twitter não cansa de me surpreender…
Abraços!
Qual o seu objetivo com essa postagem?
Seria eliminar os Agregadores de Noticias do Brasil?
Gostaria de velos eliminados? Mais um entre muitos que precisam dar valor ao que o nosso pais oferece.
Em vez de criticar, ajude-os a crescer.
Agregadores de noticias, são diferentes de micro-blogs.
Valorize mais o seu pais.
Diego,
mais do que uma opinião, este é um testemunho. E não: eu não gostaria de eliminar os agregadores de notícias brasileiros. Mas o fato de eles serem brasileiros não é suficiente para que eles tenham sucesso. Isso não depende de mim apenas, de minhas opiniões ou observações ou de qualquer fator nacionalista.
Recomendo que, sobre nacionalismo, leia o filósofo espanhol Fernando Savater: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Savater
É uma excelente leitura.
Abraços.
Deixe um comentário