Você só consegue assinar feed de blogs que colocam link para o feed?

Sim?

Então, você tem muito o que aprender.

Em algum momento alguém disse que, para ter feed, um blog precisava manter “aquele simbolozinho alaranjado na barra lateral” ou em algum lugar bem visível. E todo o mundo acreditou.

Isso é bobagem.

Por vários motivos:

  • A maior parte dos blogs já vem com feed “de fábrica”. Blogger, WordPress ou o que você imaginar. Se não for muito tosco, já tem feed, queira o seu editor ou não. Não precisa ir ao FeedBurner para “instalar” o feed. O Feedburner é uma boa maneira de unificar todos os seus leitores de diferentes feeds (um blog gera mais de uma versão de feed, geralmente) e fornecer, através do feed criado pelo site, algumas coisinhas a mais.
  • Um navegador decente descobre automaticamente se um site fornece feeds: no caso do Firefox, vai aparecer o simbolozinho do feed na barra onde você digita os endereços. Tenha ele sido colocado na barra lateral do blog ou não.
  • Se você usa o Google Reader, pode instalar o botão “Inscrever-se” na barra de favoritos. Ao visitar um site do qual você queira assinar o feed, basta clicar nesse botão e você é imediatamente direcionado aos seus feeds e, caso haja feed, com a opção para assiná-lo. Imagino que outros agregadores forneçam ferramentas similares
  • No caso do Google Reader, caso você não queira ou não possa instalar um botão na sua barra de favoritos, você pode digitar o endereço do blog ou site onde se lê “Adicionar Inscrição”: se houver um feed (e no caso de blogs, em 99% das vezes, há), ele encontrará
  • Um site tem publicações e atualizações periódicas que seguem um certo padrão, mas não tem feed – nenhum que seu navegador ou que o seu agregador tenha encontrado – pode gerar um feed a partir de uma iniciantiva sua: você pode criá-lo através do Feed 43, por exemplo. Eu acompanho as tirinhas da Folha de São Paulo e as tirinhas de Os Malvados através de feeds gerados por esse serviço.

Então, nunca mais diga que um blog não tem feed só porque o “simbolozinho alaranjado” não aparece na barra lateral ou em algum ponto de destaque do blog. Foi você que não soube encontrá-lo.

Agora, para aqueles seus leitores que não tem idéia do que é um feed e que nem querem ter – a maioria – eu recomendo veementemente a instalação da opção de feeds por email e um formulário de inscrição na barra lateral, isso sim. Isto é facilmente conseguido através do FeedBurner.

Leia também:

  • Truque infalível com o del.icio.us para seu blog nunca mais ficar mudo
  • 3 plugins para WordPress para prevenir e combater o plágio
  • O privilégio e a responsabilidade de ter leitores de feeds por email
  • 13 pessoas que compartilham coisas comigo no Google Reader e que você gostará de conhecer
  • Abasteça seu arsenal de editor com as notícias exatas
  • Forneça feeds de categorias, de autores e até de tags de seu blog
  • Dicas de 23.6.2010 a 28.6.2010
  • Dicas de 30.6.2010 a 4.7.2010
  • Como gerar automaticamente conteúdo para o twitter de seu blog
  • Dicas de 26.5.2010 a 1.6.2010
  • 2 comentários ↓

    #1 Intense em 12.11.2008 às 11:09 pm

    Um viva pra quem inventou o Feeds, ou o Google Reader, qualquer um desses trecos que facilitam a lot a vida da gente…

    #2 Alessandro Martins em 15.11.2008 às 5:32 pm

    Viva, Intense :-) !!!!

    Deixe um comentário