Blogs portugueses em um momento de debate

Sugiro que você dê uma olhada nos artigos:

Vale a pena ler essa citação de Eça de Queiroz que encontrei no primeiro dos artigos. O trecho, diz respeito aos jornais, e não é de todo mentira se apligado aos blogs.

Mas, por outro lado, podemos cuidar para que não seja de todo verdade:

A tua idéia de fundar um jornal é daninha e execrável. (…) tu vais concorrer para que no teu tempo e na tua terra se aligeirem mais os juízos ligeiros, se exacerbe mais a vaidade, e se endureça mais a intolerância. Juízos ligeiros, vaidade, intolerância – eis três negros pecados sociais que, moralmente, matam uma sociedade! (…) Foi incontestavelmente a Imprensa que, com a sua maneira superficial, leviana e atabalhoada de tudo afirmar, de tudo julgar, mais enraizou no nosso tempo o funesto hábito dos juízos ligeiros. (…) É com impressões fluidas que formamos as nossas maciças conclusões. Para julgar em política o facto mais complexo, largamente nos contentamos com um boato, mal escutado a uma esquina, numa manhã de vento. Para apreciar em literatura o livro mais profundo, (…) apenas nos basta folhear aqui e além uma página (…) . Principalmente para condenar, a nossa ligeireza é fulminante. Com que soberana facilidade declaramos “Este é uma besta! Aquele é um maroto!” Para proclamar “É um génio!” ou “É um santo!” oferecemos uma resistência mais considerada (…) Assim passamos o nosso bendito dia a estampar rótulos definitivos no dorso dos homens e das coisas. Não há acção individual ou colectiva, personalidade ou obra humana, sobre que não estejamos prontos a promulgar rotundamente uma opinião bojuda.

Leia também:

  • Programação do Campus Blog: estarei no debate sobre pornografia
  • Dicas de 25.4.2009 a 6.5.2009
  • Entrevista com o diretor de criação João Livi, da Talent, empresa publicitária do Estadão
  • Dicas de 25.1.2010 a 29.1.2010
  • Concorra a 10 ingressos do Campus Party
  • Dicas de 15.3.2010 a 17.3.2010
  • The internet is for porn? – eu no Campus Party 2009
  • Você tem um blog? Então vá para a pista da direita.
  • Você já foi processado ou intimidado juridicamente por ter publicado algo na internet?
  • Dicas de 19.3.2009 a 23.3.2009
  • 5 comentários ↓

    #1 Heliezer Garcia Gonçalves em 7.1.2008 às 6:14 pm

    Cara Preciso melhorar meu português, pois não consegui entender nada, o cara falava muito difícil.

    #2 Alessandro Martins em 10.1.2008 às 8:08 pm

    Basicamente, Heliezer, ele está dizendo que os jornais aumentaram o número e a credibilidade dos julgamentos superficiais, sobretudo aqueles que difamam. E menos os que constróem.

    Ele falava bem. Nós todos é que pioramos.

    Abraços do Ale.

    #3 Utilidade Pública Blogosférica | Boombust em 22.1.2008 às 10:59 am

    [...] um trecho de Eça de Queiroz extraído do post do Alessandro Martins e que cala fundo a “quem tem ouvidos de ouvir e olhos de ver”. Faça a correlação [...]

    #4 Armanda Roldao em 24.6.2008 às 1:29 am

    Eu procuro ajuda mas não sei onde procurar. Pensei que aqui seria o melhor. Eu vivo em Portugal, e gostava de fazer um trabalho com o meu neto que esta na primeira classe e que o professor pediu um trabalho sobre O Urso Polar. Não tenho ideia onde tirar informações gratis sobre este animal. Alguém me ajuda por favor. Muito agradecida

    #5 Alessandro Martins em 28.6.2008 às 4:34 pm

    Desculpe, Armanda,

    ursos não são minha especialidade.

    Tentou isto?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Urso-polar

    Abraços!

    Deixe um comentário